Gentes e Tradições

Gentes e TradicoesA aldeia do Sabugueiro é uma das mais extensas freguesias de todo o Parque Natural da Serra da Estrela. Habitada em tempos idos por pastores transumantes e camponeses que, enquanto permaneciam na aldeia, semeavam, lavravam, ceifavam e malhavam o centeio, ocupando o resto do tempo com a pastorícia. Com as limitações do clima agreste, neve e frio durante alguns meses e o acidentado do terreno, os pastores foram obrigados a procurar melhores pastos praticando a transumância de inverno para zonas mais baixas, regressando no verão para os altos da serra. Esta prática de nomadismo pré-histórico ainda é utilizado nesta aldeia. Atendendo ás condições naturais a pastorícia e a agricultura eram as atividades principais. Presentemente, o turismo e o comércio são o motor económico da aldeia. Contudo, as rotinas diárias são marcadas pelas práticas antigas, os laços comunitários que ainda se fazem sentir aparecem patentes nas tarefas referentes ao forno, ceifa e malha do centeio e no apascentar do gado em rebanhos únicos no alto da serra.

Nesta aldeia poderá provar o pão de centeio, o queijo, o requeijão, os enchidos, as trutas e descansar da vida barulhenta dos grandes meios.

De regresso poderá contar aos amigos que esteve na aldeia mais alta de Portugal onde as telhas presas por pedras resistem ao vento e ao tempo que teima suavemente em não passar.

Comentários estão fechados